Estudos apontam que o consumo regular destes alimentos proporcionam impactos muito positivos na saúde masculina

Sabemos que alimentos naturais e frescos, como hortaliças e frutas, fazem bem à saúde, mas a sociedade ainda consome uma quantidade destes alimentos que é muito inferior à recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão indica o consumo de cinco porções diárias com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares, neurológicas, diabetes e câncer, entre outros, além de fortalecer a imunidade e nutrir de forma completa o organismo. Enquanto a maioria das pessoas em todo o mundo não atende a essa recomendação, os homens, em geral, têm um consumo diário ainda menor desses alimentos.

No caso da população masculina, o consumo mais baixo de hortaliças e frutas pode estar relacionado a diversos fatores, como diferenças culturais, comportamentais e de preferência alimentar. Recentemente, o jornal britânico The Times publicou uma reportagem sobre o assunto, com o título: “The real reason that men should eat more fruit and vegetables”, (“A verdadeira razão pela qual os homens devem comer mais frutas e vegetais”, em tradução livre).

A reportagem traz uma visão mais específica sobre os benefícios do consumo destes alimentos por homens, evidenciando inclusive que eles possuem demandas diferentes das mulheres quanto à absorção dos nutrientes.

Os vegetais crucíferos, como o brócolis, contribuem muito para manter os vasos sanguíneos saudáveis e também atuam no controle do açúcar no sangue, beneficiando, sobretudo, os que possuem diabetes tipo 2. Isto porque o sulforafano, um ingrediente ativo dos vegetais crucíferos, atua na redução da pressão sanguínea e na diminuição do acúmulo de níveis nocivos de cálcio na aorta, a maior artéria do corpo. Além disso, a substância também é poderosa na prevenção contra o câncer, conforme evidencia a reportagem.

O tomate também é apontado como um grande aliado da saúde masculina, sobretudo na prevenção do câncer de próstata. Um estudo mencionado na reportagem revela que homens que consumem tomates enlatados e cozidos de cinco a seis vezes por semana têm um risco 28% menor de desenvolver a doença. Rico em licopeno, uma substância que possui poderosas propriedades antioxidantes, o tomate, quando cozido, potencializa muito mais a concentração do licopeno. Portanto, além da salada e do suco, vale a pena investir no preparo de molhos e sopas à base de tomate, para extrair o máximo do seu potencial nutritivo.

A reportagem é bem interessante e traz informações de estudos atuais que podem contribuir e muito para a saúde masculina. Confira a matéria completa (em inglês) no link: https://www.thetimes.co.uk/article/the-surprising-reason-that-men-should-eat-more-fruit-and-vegetables-h0wfw9h36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *